Na indústria, o aço inox é uma das matérias-primas mais usadas, porque independentemente dos tipos de inox, ele pode ser encontrado em parafusos, em componentes usados nas estruturas, em elementos próprios para acabamento, entre outros.
VEJA O QUE DIZEM NOSSOS CLIENTES
As principais características do aço inox
O inox é usado em diferentes segmentos e em larga escala, porque ele é um elemento que resiste à oxidação. Esse material conta com uma camada de cromo que é fina e invisível, mas que atua para retardar o processo de corrosão causado pelo ar. A crosta ainda atua impedindo que os tipos de aço inox fiquem enferrujados quando entram em contato com a água.
Quais são os tipos de inox?
A norma American Iron and Steel Institute (AISI) é usada para classificar os diferentes tipos de inox. As numerações que o elemento recebe indicam o quanto de cada elemento foi usado na fabricação dos tipos de inox. Entre os tipos de inox aparecem os chamados austeníticos, duplex, ferríticos e martensíticos. Nos próximos tópicos falaremos de forma específica de cada um dos tipos de inox. Confira!
Austeníticos
A família dos austeníticos é formada pelos tipos de inox chamados de 304, 304L, 316 e 316L. Em sua produção são usados de 17% a 25% de cromo e de 7% a 20% de cromo. No mercado, eles são os mais usados, porque não correm com tanta facilidade e podem ser conformados, de acordo com a necessidade. Como podem ser conformados, eles são muito usados na composição do guarda corpo inox.
O 304 é o mais famoso, porque apresenta resistência alta à corrosão e a ferrugem não aparece. Por esses motivos, ele é empregado na fabricação de equipamentos para hospitais, como o Mectron. e em coifas que são comuns em cozinhas e elementos usados ainda em indústrias químicas e petroquímicas.
O 304L é uma versão aprimorada do mencionado anteriormente. Ele é produzido com menor quantidade de carbono o que faz com que ele seja mais resistente à oxidação. Dadas as características, a cadeira de banho e barra de apoio são fabricadas com ele.
O 316 conta com a mesma composição que o 304, porém o diferencial está na presença de 2,5% de molibdênio. Ele é indicado para uso em artefatos de inox para cirurgias ou em ambientes que sofrem com a ação da maresia ou com produtos químicos.
Duplex
Como são capazes de suportar melhor a corrosão quando estão sob tensão, o inox chamado de duplex seu uso é indicado em evaporadores, destiladores, corrimão, dutos e tanques com portinholas diversos.
Ferríticos
Outro opção dentre os tipos de inox são os classificados como ferríticos. Eles são produzidos com cromo em uma quantidade que varia de 11 a 20% e o carbono não ultrapasse 0,08%.Como tem mais ferro em sua composição, estão mais sujeitos a oxidação. Devido a isso, seu uso é indicado para locais que sofram com as oscilações de temperatura. Com essa característica, é comum ver o seu uso em puxadores e grelhas.
Martensíticos
Os martensíticos são os tipos de aço inox que podem ser usados para a fabricação de pás, turbinas e válvulas e de outros itens que são usados em temperaturas elevadas. É comum ainda ver o emprego dos martensíticos em facas, bisturis, pinças e demais ferramentas.
Qual é o melhor tipo de inox?
Agora que você já conhece os tipos de aço inox, a pergunta com certeza é qual o melhor, não é mesmo? A resposta sempre será aquela que atende a sua necessidade.